Referendo Local sobre EMEL em Benfica: VOTA SIM – Debate 5-2-2023, 16h+

Referendo Local sobre EMEL em Benfica: VOTA SIM – Debate 5-2-2023, 16h+

Realiza-se em 12-2-2023, 8h-19h, um referendo local sobre a possibilidade de alargamento do estacionamento tarifado da EMEL a todas as zonas da freguesia de Benfica. Tal permitir-nos-á usufruir do dístico de residente e ver melhoradas as condições de estacionamento.

«O Dístico de Residente permite o estacionamento na zona da residência e numa zona vizinha

escolha, sem limite de tempo, nos lugares devidamente assinalados. Podem ser atribuídos até 3 dísticos de residência para cada morada: 1ª Viatura/morada: Gratuito; 2ª Viatura/morada € 54,00/ano; 3ª Viatura/morada: € 132,00/ano.»

Além do dístico de residente, existem ainda os dísticos:

✔Empresa ✔ Verde ✔ Família Numerosa ✔ Cuidador Informal e ✔Dístico de Substituição.

À pergunta:

“Concorda que a Junta de Freguesia de Benfica emita um parecer favorável à colocação de parquímetros nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada de Benfica?”

Dizemos, claramente, SIM!

SIM, queremos ter dístico de residentes e a criação de mais estacionamento em Benfica. Somos Lisboetas e exigimos os mesmos direitos dos demais. Queremos qualidade de vida e poder usar o carro pessoal na nossa zona de residência. O resultado decorrente desta votação pode ditar a melhoria da qualidade de vida dos residentes em Benfica.

O seu voto no SIM faz a diferença! Os locais de voto são os habituais: 👉🏽Escola Pedro Santarém 👉🏽Escola Quinta de Marrocos 👉🏽Escola Salvado Sampaio 👉🏽Escola Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles 👉🏽Escola Jorge Barradas

A EMEL é um instrumento da Câmara Municipal de Lisboa que tem como missão a gestão da mobilidade (financiando as ciclovias, as bicicletas «Giras», e a Carris) e do estacionamento na cidade. Em Benfica, só existem parquímetros junto ao Fonte Nova. Sugerimos que falem com os vizinhos dessa zona para confirmar os benefícios que o estacionamento tarifado veio trazer a esses moradores e que agora correm o risco de os perder! Nas zonas tarifadas de Benfica e São Domingos de Benfica, com a instalação dos parquímetros, a EMEL criou vários novos lugares de estacionamento.

Enquanto Lisboetas, já somos contribuintes da EMEL. Contudo, se as nossas zonas de residência não forem tarifadas, não temos nenhum benefício ou vantagem face a quem vem de fora. Isso faz com que a nossa freguesia sofra ainda mais pressão pois vários não residentes optam por deixar aqui os seus carros.

Os comerciantes também têm toda a vantagem em ter os seus estabelecimentos em zonas onde os clientes se sintam confiantes em se deslocar de carro, fazer as suas compras e desocupar o lugar de estacionamento para que outros possam vir a seguir. Ao contrário do que às vezes se diz, muitas zonas onde foram colocados parquímetros ganharam dinamismo e atividade comercial.

O estacionamento é um bem escasso que merece ser regulado. A regulação do estacionamento é fundamental para melhorar o trânsito e o estacionamento em Benfica e melhorar a qualidade de vida de todos os que aqui vivem e circulam.

Apelamos a todos e a todas a que votem «SIM» no dia 12-2-2023;

Convidamos-vos a juntarem-se ao nosso grupo de comunicação através desta

LIGAÇÃO: https://chat.whatsapp.com/D9aN07tZSlF8nFiQ1Qjixe:

Peticionários pelo SIM:

André Freire, Carlos Ventura, Pedro Worm, Rui Simão, Rui Vasconcelos, António Sérgio, Andreia Marques, Susana Ortigão

André Freire
andre.freire@meo.pt

Professor Catedrático em Ciência Política. Foi diretor da Licenciatura em Ciência Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2009-2015). É desde 2015 diretor do Doutoramento em Ciência Política do ISCTE-IUL. Investigador Sénior do CIES-IUL. Autor de numerosas publicações em livros e revistas académicas. Perito e consultor convidado de várias instituições nacionais e internacionais.

No Comments

Post A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.