«France», de Bruno Dumont: Breves Notas

«France», de Bruno Dumont: Breves Notas

O filme «France», de Bruno Dumont, tem algum interesse, nomeadamente pela atuação da Léa Seydoux mas também pela metáfora ou alegoria que pretende fornecer (uma certa França rendida/dominada a/por um jornalismo tablóide e marcado por muito vedetismo e muita encenação, muito teatral, sem grandes regras nem ética; uma alegoria da própria França, a jornalista chama-se France…, desencantada e que vai cumprindo o andamento da máquina da vida mas sem esperança alguma em amanhãs que cantam….).

Mas, do meu ponto de vista, a grande ambição metafórica / alegórica fica bastante aquém daquilo que, na minha perspetiva, o filme consegue efetivamente concretizar…. Além de que o filme sofre de algum grau de verosimilhança quanto à extensão do fenómeno alegorizado….

O debate no Nimas (com o professor de ciências da comunicação da FCSH-UNL, José Bragança de Miranda), em 12-11-2021, foi bom mas ficou reduzido a 5 ou 6 espectadores na audiência (um deles, eu mesmo), além dos comentadores, mas foi interessante. A apreciação geral coincidiu com a minha própria avaliação, nuances à parte.

Vale a pena ver, em qualquer caso!

André Freire
andre.freire@meo.pt

Professor Catedrático em Ciência Política. Foi diretor da Licenciatura em Ciência Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2009-2015). É desde 2015 diretor do Doutoramento em Ciência Política do ISCTE-IUL. Investigador Sénior do CIES-IUL. Autor de numerosas publicações em livros e revistas académicas. Perito e consultor convidado de várias instituições nacionais e internacionais.

No Comments

Post A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.