Efeito estufa: Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Efeito estufa: Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

“Efeito estufa”, um excelente documentário sobre a expansão desmesurada das estufas e da imigração, sem condições e sem estruturas, na zona de paisagem protegida do PNSACV (Parque Natural do Sudoeste Alentejano). Mais um caso de forte incongruência entre o discurso e a prática política do PS na gestão da coisa pública. Primeiro, apesar de andar sempre com a proteção do ambiente na boca, permitiu a expansão do perímetro de rega, para um máximo de 40%, ou seja, para para cima do limite legal estipulado em 30% (2019: final da legislatura). E, portanto, é responsável directo da expansão desmesurada das estufas em pleno PNSACV! Segundo, a expansão desmesurada da imigração sem condições de habitação e com serviços públicos devidamente reforçados em quantidade e qualidade (muita desta gente não fala português e mal fala inglês; o peso relativo da imigração na população local é também enorme)! Imigração sem condições adequadas, portanto! Mas a coisa começa a correr mal… Dado que esta predadora agricultura intensiva é altamente consumidora de água…. Dois anos de seca estão a evidenciar à exaustão a insustentabilidade deste modelo de agricultura para a região do PNSACV (além de todas as outras evidências que já conheciamos)! E as falências estão em curso…. Tal como os salários em atraso e o desemprego…
PS:
1) parecem estar os episódios T1-T4 na box da MEO, não sei é se são de acesso livre. Na verdade, não sei se consigo passar do 1 ou do 2… acesso limitado? ainda não disponiveis? ;
2) é espantoso ouvir o Presidente da Câmara Municipal de Odemira a dizer que, apesar de ele não gostar, o problema estético do mar de plástico na orla costeira do PNSACV não é um problema sério, é uma questão de gosto, é uma questão subjetiva… que indigência de dirigentes políticos!…
André Freire
andre.freire@meo.pt

Professor Catedrático em Ciência Política. Foi diretor da Licenciatura em Ciência Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2009-2015). É desde 2015 diretor do Doutoramento em Ciência Política do ISCTE-IUL. Investigador Sénior do CIES-IUL. Autor de numerosas publicações em livros e revistas académicas. Perito e consultor convidado de várias instituições nacionais e internacionais.

No Comments

Post A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.