Centeno entre os meninos

Centeno entre os meninos

Se Centeno sabe-a toda? Esta noite mostrou que sabe, que aprendeu muito nestes anos. Que não lhe comen as papas na cabeça, qualquer que seja a opinião que se tenha dele. Entregou os 850 milhões ao Novo Banco, tinha cobertura orçamental para o fazer, a AR tinha concordado com o negócio, a auditoria fica para depois, informou o primeiro-ministro da decisão, Costa ainda teve de pedir desculpas ao BE, prometeu comer uns pasteis de bacalhau com Marcelo, Marcelo não achou graça ao áparte, e o resto é, por enquanto, especulação.

O que não é especulação é tanto Costa como Marcelo terem saído politicamente humilhados deste fim de noite de 13 de Maio, com Centeno a sair de S.Bento como grande vencedor deste combate a três, mesmo que no fim do mês diga que vai de férias e deixe as chaves na portaria. Porque Centeno estava farto de saber que o resultado da auditoria podia fazer atrasar a entrega dos 850 milhões, e antes que se fizesse tarde mandou o estafeta fazer a entrega do embrulho.

E agora quem, no meio da pandemia social que para aí vai, quem ousava criar uma crise política, despedindo a criatura? Ficavam criadas três pandemias, a da exoneração de Centeno, a da substituição de Centeno, e a da gritaria da oposição. Houve quem tivesse engolido a língua e quem tivesse deitado a língua de fora. Maior amadorismo político era impensável e já não se usa. É nestas alturas que o duche frio está aconselhado. Centeno com uma mão de duques limpou a mesa e ainda foi jantar ao Gambrinus. Até mete dó.

Cipriano Justo
cjusto@netcabo.pt

Professor universitário, e especialista de saúde pública. Transmontano de Montalegre, com uma longa estadia em Moçambique, dirigente associativo da associação académica de Moçambique e da associação dos estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa. Várias publicações, entre as quais sete livros de poesia. Prémio Ricardo Jorge e Arnaldo Sampaio.

No Comments

Post A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.