10 Jun Amor Veneris e os Preliminares do novo MU s-e-x
“Preliminares” para a exposição “Amor Veneris” (também conhecido por clitoris…. ), subtítulo “Guia para uma viagem ao prazer sexual feminino”, que supostamente e desejavelmente dará origem ao novo Museu Pedagógico do Sexo, Mu s-e-x”, a sediar no Palácio Anjos, Algés – Oeiras Valley.
Parabéns à Marta Crawford e à CM de Oeiras pela inovação e ousadia, e pela ideia de ligar no Mu s-e-x o erotismo, o amor e a sexualidade às artes plásticas contemporâneas, à ciência e à prática sobre estes assuntos!. “Os preliminares” em Lx foram em 6-6-2022, na Casa Independente, ao Intendente, com Marta Crawford (sexóloga e terapeuta), Fabricia Valente (curadora), Patrícia Pascoal (professora de psicologia e psicoterapia sexual na ULHT) e Ana Rocha Sousa (realizadora, p. ex. de “Listen”, e artista plástica, e ativista). A sessão foi muito interessante e a exposição de lançamento, centrada no prazer sexual feminino, foi justificada com as desigualdades de género, também em matéria de erotismo, sexualidade e orgasmo… A não ser assim. ou seja, apenas a primeira exposição de um novo museu, poderia parecer o museu do sexo feminino…. E o museu seria uma espécie de simétrico da misóginia….,Mas não, é só uma primeira exposição do Mu s-e-x centrada na sexualidade historicamente subalternizada e menos valorizada! De resto, a abordagem também aparentemente algo normalizada e “politicamente correcta”, por exemplo parecendo subalternizar a sexualidade como um dança que, desejavelmente se faz a dois ou mais…, e as atividades Sado-maso consentidas…. Mas será muito provavelmente uma primeira impressão…. Muito curioso por ver a exposição: de 25 de junho a 30 de dezembro de 2022. PS: como gosto de fazer de advogado do diabo e agitar as águas…. Perante a aparência de uma certa normalização politicamente correcta, lembrei a psicoterapeuta do magnífico filme
“Short Bus”, um verdadeiro hino ao erotismo e à sexualidade em todas as suas matizes…., que ajudava casais a melhorar a sua sexualidade, mas não tinha orgasmos ela própria…. Até entrar numa sessão coletiva e multi género, e aí despertar para a boa sexualidade e o orgasmo!….
No Comments