A História de uma Serva em filme

A História de uma Serva em filme

Já é para aí a terceira vez que vejo esta obra-prima desde que comprei o DVD em fevereiro deste ano! Baseado na obra homónima de Margaret Attwood, “A história de uma serva” (na tradução portuguesa), este filme é realizado pelo mestre Volker Schlondorf (“A honra perdida de Katarina Blum”) e o argumento de conversão do livro em obra cinematográfica é feito pela mão do grande dramaturgo Harold Pinter.

A famosa distopia consubstancia um regime totalitário de direita que reage contra a liberalização de costumes através de um discurso e de uma prática que mistura conservadorismo e religiosidade fanática: combatem aquilo que consideram ser a raiz dos males da humanidade, nomeadamente a infertilidade, ou seja, combatem a igualdade entre homens e mulheres, o controle dos nascimentos, a liberdade sexual, o direito das mulheres abortarem, os direitos das minorias sexuais, etc.

A obra é, além disso, levada à cena por um elenco de luxo: Natasha Richardson, como a serva, Faye Dunaway, como a matrona estéril, Robert Duval, como o comandante, entre muitos outros tais como Aida Quinn e Elizabeth MacGovern. Duas obras primas absolutas, o livro, o filme!

André Freire
andre.freire@meo.pt

Professor Catedrático em Ciência Política. Foi diretor da Licenciatura em Ciência Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2009-2015). É desde 2015 diretor do Doutoramento em Ciência Política do ISCTE-IUL. Investigador Sénior do CIES-IUL. Autor de numerosas publicações em livros e revistas académicas. Perito e consultor convidado de várias instituições nacionais e internacionais.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.